Política

'Questão de saúde pública': Ministro de Lula defende descriminalização das drogas

Foto: Divulgação/MDHC
Silvio Almeida é ministro dos Direitos Humanos no Governo Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/MDHC

Publicado em 07/03/2023, às 11h42   Cadastrado por Vinícius Dias




Ministro dos Direitos Humano e Cidadania no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Silvio Almeida declarou que a política de guerra às drogas precisa acabar e a questão precisa ser encarada como algo relacionado à saúde pública.

As declarações de Silvio Almeida foram em entrevista à BBC News Brasil, publicada nesta terça-feira.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“Temos que tratar isso como uma questão de saúde pública, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição”, disse o ministro.

Apesar de se mostrar favorável à descriminalização das drogas, Almeida afirmou que o governo não estaria se movimentando para que o Supremo julgue o caso.

O ministro também afirmou que o governo trabalha para criar um estatuto para vítimas de violência que incluiria policiais, numa resposta à crítica de que a chamada “turma dos direitos humanos” defenderia apenas criminosos.

Para Almeida, estudos indicam que a atual lei de drogas gerou uma “explosão” no número de pessoas presas por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Dados de junho de 2022 (os mais recentes) mostram que a população carcerária do Brasil é de aproximadamente 837 mil pessoas, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), feito pelo Ministério da Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)