Política

Radar BNews: Oposição chama de "imoral" indicação da mulher de Rui Costa para o TCM; veja

BNews/Dinaldo Silva
Alan Sanches disse que não tem nada contra a ex-primeira-dama  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva

Publicado em 09/02/2023, às 19h35 - Atualizado às 19h39   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Alan Sanches (União Brasil) criticou a tentativa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de colocar a esposa, a enfermeira Aline Peixoto, no cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) com salário superior a R$ 40 mil. O assunto foi debatido durante o programa Radar BNews, da BNews TV, desta quinta-feira (9).

Segundo o líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a indicação é “imoral”.

O homem público, quando assume cargos importantes, ele tem que utilizar esse poder constituído para ajudar as pessoas e não para buscar o seu crescimento pessoal e familiar. A vida do ser humano é norteada por princípios, e nossas ações na vida pública por princípios e por metodologia. O princípio moral não permite que eu utilize o poder público para o meu bem pessoal”, afirmou Sanches.

O parlamentar pontuou que não tem nada contra Aline Peixoto.

Mas pessoalmente eu acho imoral indicar a esposa para um cargo vitalício, até os 75 anos de idade, com salário de R$ 41 mil, cuja maior prerrogativa é ser esposa do ex-governador e ministro da Casa Civil”.

Alan Sanches disse ainda que não faz juízo de valor “sobre a pessoa da ex-primeira-dama”, mas faz sobre os “princípios que o atual ministro da Casa Civil esquece de usar”. Além disso, o parlamentar chamou atenção também para que sejam respeitados os critérios técnicos que a função de conselheiro de contas exige.

É preciso ter convívio com a gestão dos prefeitos e das câmaras de vereadores, pois um conselheiro é muito mais que um julgador, é um orientador. Hoje a candidata que o governo apresenta é enfermeira de formação”, advertiu.

Ele continuou: “Você já pensou se os governadores ou ex-governadores começarem a indicar suas esposas, filhos ou maridos para esses cargos, onde iremos parar?”.

Assista ao Radar BNews desta quinta-feira (9):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp