Política

Ramagem revela estar sofrendo 'perseguição' da Polícia Federal; saiba mais

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Ramagem desabafou sobre a situação em um vídeo nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 04/02/2024, às 14h18


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, usou as redes sociais para publicar um vídeo alegando estar sofrendo 'perseguição' da Polícia Federal (PF). As informações são do Valor Econômico. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No vídeo divulgado neste sábado (03), o deputado ressaltou que quando comandou o órgão, deu início a uma série de procedimentos internos para averiguar se o software estava sendo usado de maneira irregular.

Ele apontou ainda que a ferramenta foi adquirida pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2018, e que não monitora conversas telefônicas, e sim a localização das pessoas, através dos aparelhos celulares.

Ainda no vídeo, sem citar Paulo Mauricio Fortunato, que foi o diretor da área da sua gestão, Ramagem disse que exonerou o servidor, mas que ele voltou à Abin durante o governo Lula (PT) para o cargo de secretário de Planejamento, o terceiro posto na hierarquia da agência.

Fortunato foi alvo da primeira fase da operação sobre a “Abin paralela”, deflagrada pela PF em outubro do ano passado. Na ocasião, ele foi afastado do cargo e os agentes encontraram US$ 170 mil dólares em espécie na casa do então secretário.

Para Ramagem, há “fragilidade e ilações” nas investigações da Polícia Federal. “A gente quer persecução penal devida, não perseguição. A gente quer o devido processo legal”. Ele questionou ainda “como uma investigação dessa se volta contra a pessoa que deu início a toda uma fiscalização”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp