Política
por Henrique Brinco
Publicado em 07/05/2026, às 16h46 - Atualizado às 16h47
O presidente Lula (PT) afirmou que discutiu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, temas ligados ao combate ao crime organizado, tráfico de drogas e circulação internacional de armas. Nas últimas semanas, cresceu a pressão americana para que o Brasil declare facções criminosas como grupos terroristas. A reunião entre os dois chefes de estado aconteceu nesta quinta-feira (7), na Casa Branca, em Washington.
Após o encontro, o petista defendeu uma atuação conjunta entre países da América Latina e outras nações para enfrentar organizações criminosas transnacionais. Para o chefe do Planalto, o combate ao narcotráfico precisa envolver também alternativas econômicas para regiões dependentes da produção de drogas.
“Como que você vai fazer um país deixar de produzir coca se você não oferece uma alternativa de algum produto para que alguém possa plantar e ganhar dinheiro? E nós temos que incentivar o plantio de outras coisas e sermos os compradores para que as pessoas possam sobreviver”, afirmou.
Lula disse ainda que propôs a criação de um grupo internacional de trabalho para enfrentar o crime organizado de forma integrada. “Nós estamos dispostos a construir um grupo de trabalho com todos os países da América do Sul, com todo o país da América Latina e, quem sabe, com todos os países do mundo, para a gente criar um grupo forte de combate ao crime organizado”, declarou.
Durante a fala, o presidente brasileiro também ressaltou a atuação da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e armas, além de mencionar a participação internacional nas rotas do crime. “É importante também saber que parte das armas que chegam no Brasil saem dos Estados Unidos. É importante também que tem lavagem de dinheiro que é feita em estados americanos”, disse.
Segundo Lula, a cooperação internacional e o compartilhamento de informações seriam fundamentais para avançar no enfrentamento ao crime organizado. “Se a gente souber isso e colocar a verdade em torno da mesa e criar um grupo de trabalho para trabalharmos juntos, a gente pode resolver em anos aquilo que não se resolveu em séculos”, completou.
A reunião entre Lula e Trump durou cerca de três horas. Inicialmente, os dois presidentes concederiam entrevista conjunta à imprensa, mas a coletiva foi cancelada após o encontro.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Oportunidade
Super desconto
Imperdível
Despencou o preço