Política

Rodrigo Alvarez lança em Salvador obra sobre cenário político brasileiro

BNews
Alvarez conversou com o BNews e contou um pouco do processo de criação da obra  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 18/08/2022, às 22h42   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista e escritor Rodrigo Alvarez lançou na noite desta quinta-feira (18), em Salvador, seu novo livro "O candidato - Uma sátira contemporânea". Pouco antes do evento, que aconteceu na livraria LDM, no Shopping Bela Vista, Alvarez conversou com o BNews e contou um pouco do processo de criação da obra.

“O livro nasceu na última eleição, em 2018. Quando teve o resultado da eleição eu percebi que haveria uma grande mudança no Brasil, que ia ser completamente diferente, confesso que me preocupei com o que viria e logo em seguida me surgiu a ideia de um personagem que voltasse no tempo para antes da ditadura militar, pra um tempo em que o Brasil parecia que ia dar tudo certo, ia muito bem, e a história começou a se desenhar ali, uns quatro anos atrás, um personagem que voltava a 1958, e o livro acabou sendo escrito assim”, disse.

Alvarez conta que o livro ficou guardado esperando os acontecimentos dos últimos anos. “Agora recentemente, no começo do ano, num ritmo um pouco mais acelerado que o normal, porque eu queria esperar as coisas acontecerem, que se aproximasse da eleição. O livro conta a história de um paraibano que volta no tempo e começa a viver um Brasil que parecia de sonhos, havia um otimismo muito grande no Brasil, mas começa a perceber que também está se desenhando um problema que é o golpe militar que vai vim logo em seguida, o livro tem um paralelo entre o que foi o Brasil de 50 e 60 e o Brasil de hoje, que é um paralelo que tem sido feito pelas pessoas”.

Bloqueado por Bolsonaro

Na última quarta-feira (17) o escritor compartilhou com seus seguidores que havia sido bloqueado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Questionado por nossa reportagem se o livro tinha sido o motivo, Alvarez respondeu que foi o que deu a entender.

“Como eu nunca fiz nenhuma ofensa ao presidente Bolsonaro, eu só posso entender que foi por causa do livro, porque o livro é muito crítico com o governo atual, o personagem principal vê com muita preocupação tudo que está acontecendo, todos esses ataques a democracia, então o presidente Bolsonaro que não gosta de jornalismo, nem de jornalista (...). Ele não gosta de ser filmado na hora que não quer, tem um autoritarismo dentro dele, me parece que não gosta de literatura, principalmente a literatura livre, todo tipo de arte é um meio de expressão, políticos, líderes autoritários não gostam de liberdade de expressão, acho que foi por isso que o Bolsonaro me bloqueou na internet porque não quer saber o que eu estou escrevendo e não quer que veja o que ele está escrevendo “, concluiu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp