Política

Rodrigo Cunha anuncia saída do UB e partido pode ter mais um desfalque no Senado; veja quem

Divulgação UB
Rodrigo Cunha (AL) anunciou, nesta quarta-feira (14), sua ida para o Podemos, que pode levar mais um senador do União Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação UB

Publicado em 14/06/2023, às 20h31   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O União Brasil, que está travando uma briga com o Governo Federal, por causa de uma vaga de ministro na gestão Lula, também pode enfrentar desfaques nos próximos dias. Isso porque o senador Rodrigo Cunha (AL) anunciou, nesta quarta-feira (14), sua ida para o Podemos. Sigla que, inclusive, negocia a filiação da senadora Soraya Thronicke (MS), que chegou a se candidatar a Presidência da República pelo União Brasil nas últimas eleições.

Com negociações avançadas, Soraya segue internada em um hospital para acompanhar um quadro alérgico grave, mas sua assessoria tem negado a mudança de partido, pelo menos por enquanto: "A parlamentar garante que, neste momento, permanece filiada ao seu partido União Brasil e qualquer informação a respeito de uma possível mudança de sigla será informada oficialmente por sua assessoria de imprensa".

Caso Soraya realmente saia do UB, o partido ficará com sete senadores, o que é uma baixa de três cadeiras, já que no início do ano o senador Chico Rodrigues (RR) foi para o PSB, pois queria ir para um partido da base do presidente Lula, o que não ocorre no União Brasil, mesmo a sigla tendo três ministros na atual gestão.

Sobre a saída de Cunha, Efraim Filho (PB), líder do UB no senado, minimizou a situação afirmando que tem senador negociando sua filiação no partido. "Perdeu um e vai ganhar um. Então a bancada não ficará menor". As possibilidades para "ocupar essa vaga" vêm do próprio Podemos, com o Styvenson Valentim (RN), mas ao que sabe, o senador deve se filiar ao PP.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp