Política

Rui Costa almoça com Jerônimo Rodrigues e revela desafios do novo governo

Joilson César/BNews
Rui Costa faz almoço com Jerônimo Rodrigues e detalha desafios em momento de transição de governo  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 17/11/2022, às 09h37   Daniela Pereira e Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse que fez almoço com o gestor estadual eleito pelo PT, Jerônimo Rodrigues, em momento de transição de governo na Bahia. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (16) e serviu para o diálogo sobre pontos que exigem cuidado para a próxima gestão petista no estado.

Entre os pontos apresentados para Jerônimo Rodrigues, por meio de materiais e documentos relacionados com projetos de infraestrutura na Bahia, Rui Costa revelou ao futuro governador gargalos que persistiram e que teriam sidos causados pela falta de apoio do Governo Federal. A avaliação foi feita ao considerar problemas na relação comunicacional com a gestão do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

“Ontem almocei com ele e conversamos bastante, passei vários materiais para ele [Jerônimo Rodrigues], vários projetos estruturantes. E eu me refiro por exemplo ao Canal do Sertão, que visa trazer água do rio São Francisco para a barragem São José, resolvendo o problema de água da região de Senhor do Bonfim, Campo Formoso. Temos o planejamento também de retirar a ferrovia daquele sítio que é patrimônio histórico da região de Cachoeira e São Felix. E levar a Ferrovia por Feira de Santana e trazer margeando a [BR] 324 até o Porto de Aratu. Esse é um dos projetos que não realizamos e ontem revisei com Jerônimo para que leve ao Governo Federal”, disse Rui Costa, em coletiva nesta quinta-feira (17).

Para que os objetivos traçados sejam alcançados, de acordo com Jerônimo Rodrigues, o processo de transição de governo será pautado pela relação boa com a Assembleia, os deputados federais, prefeitos e movimentos sociais. Ele ainda comentou a relação do PT com o PP, que esteve ao lado da oposição nas eleições ao governo deste ano.

“Nós estamos conversando com os partidos. Os que estavam na base e aqueles que não estavam com a gente, mas querem acompanhar, ajudar de alguma forma. Estamos, na medida do possível, conversando com os partidos. Apresentamos um calendário do que estamos fazendo na transição. No caso do PP, estamos conversando com alguns parlamentares federais e estaduais. A direção do partido tem tido um tratamento que não é bom, não é adulto. Mas a maturidade nossa diz que temos que cuidar da relação boa. [...] Trataremos a política na inteligência, na sabedoria”, disse Jerônimo Rodrigues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp