Política

Rui Costa cita ajuda de governadores e pede apoio para reconstruir "estradas federais"

Rui Costa (PT) concede entrevista para falar sobre situação das chuvas no sul do estado - Divulgação/GOVBA
Rui Costa (PT) concede entrevista para falar sobre situação das chuvas no sul do estado  |   Bnews - Divulgação Rui Costa (PT) concede entrevista para falar sobre situação das chuvas no sul do estado - Divulgação/GOVBA

Publicado em 26/12/2021, às 12h31   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Em Ilhéus para acompanhar a assistência às famílias vítimas do temporal que atinge cidades da região, o governador Rui Costa (PT) citou a importância da ajuda de governadores de outros estados no envio de ajuda. Segundo o petista, que sobrevoou os municípios afetados, a "extensão" da área impactada com as fortes chuvas é "muito grande".


"Já recebemos apoio de pessoal, de material em aeronaves, helicópteros, do estado de Minas Gerais, Sergipe, estão se deslocando também de São Paulo", disse  Rui, que recebeu uma "mensagem" do governador João Doria (PSDB).


"Quero agradecer a todos os estados, também Paraíba, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará. Todos os estados estão mandando ajuda e nós resolvemos montar alguns pontos de apoio pela distância, já que a área atingida é muito grande. A proporção é muito maior do que era há duas semanas", explica.


Além de Ilhéus, o governo está instalando bases de apoio em Ipiaú,  Itapetinga e Vale do Jiquiriçá, na cidade de Santa Inês. Em Itapetinga, um caminhão com combustível ficará disponível para abastecer os helicópteros e reduzir as viagens para colocar combustível, acelerando os resgates.


Rui conta também com a força-tarefa montada com auxílio do governo federal. Em uma união inédita, se reuniu com o ministro da Cidadania João Roma para debater a crise no sul e sudoeste do estado. Roma é um dos pré-candidatos ao governo da Bahia e pretende ter em seu palanque, o aliado e presidente Jair Bolsonaro (PL).


De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Cidadania, o socorro do Governo Federal inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. Uma base de apoio para facilitar as ações, instalada na cidade de Ilhéus terá o reforço de equipes da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Superintendência Estadual de Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal, que enviará aeronaves e agentes.


Essa parceria deve ser mantida nos próximos meses quando, destaca o petista, o governo estadual vai precisar de ajuda e recursos para reconstrução de "estradas federais" que estão parcialmente destruídas e interditadas em razão das chuvas.


"Estamos conversando para receber ajuda para recuperar estradas, muitos trechos de estradas federais estão interrompidos, em Gandu, Ipiaú [...] queremos o apoio porque essas estradas levam assistência às comunidades isoladas. É com essa união pela vida que nós vamos reconstruir a infraestrutura", relata. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp