Política

Rui Costa e Jaques Wagner entram em consenso para indicar aliado para o STJ

André Fofano / Divulgação
Os dois ex-governadores chegaram a um acordo para o indicado à Corte  |   Bnews - Divulgação André Fofano / Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/08/2023, às 12h52


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa pelas três vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve atingir seu “ápice” nesta segunda-feira (21), quando ministros da Corte formarão uma comissão para apresentar um relatório apresentando o perfil dos 63 postulantes. As informações são da coluna Carolina Brígido.

De acordo com o sistema que define a nomeação do STJ, os candidatos passam por uma pré-seleção. O primeiro passo é a votação de uma lista quádrupla, para reduzir a quatro os 57 desembargadores que vão disputar a vaga. Em seguida, é elaborada uma lista tríplice com os seis advogados inscritos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai escolher dois desembargadores e um advogado.

Segundo a publicação, dois ex-governadores da Bahia e aliados de Lula entraram na disputa pelas vagas no STJ. O senador Jaques Wagner (PT) defende o nome de Maurício Kertzman para a Corte. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), defende Roberto Maynard Frank.

Ainda de acordo com a colunista, os dois ex-governadores estariam entrando em um consenso. Pessoas ligadas ao meio Judiciário dizem que Frank foi aconselhado a se afastar da disputa, pois, atualmente Rui Costa e Jaques Wagner estariam unidos para apoiar Kertzman.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp