Política

Rui Costa é questionado por Damares sobre contratação sem licitação para COP30

Marcos Corrêa / PR
Contratação da OEI, no valor de R$ 478,3 milhões, sem licitação, é alvo de questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse.  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR

Publicado em 14/03/2025, às 12h04   Yuri Pastori



A contratação, sem licitação, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) com o objetivo de organizar a COP30, em Belém (PA), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), está sendo questionada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). As informações são da coluna Igor Gadelha do portal Metrópoles.

Damares fez um requerimento para a mesa diretora do Senado, na última quinta-feira (13), e quer explicações do ministro sobre a contratação da organização, sediada na Espanha, no valor de R$ 478,3 milhões. A parlamentar levanta a possibilidade de possível conflito de interesse, já que o ex-presidente da OEI Leonardo Barchini atualmente ocupa o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC).

“Dada a magnitude dos valores envolvidos e a importância do evento para o Brasil, é imperativo garantir a transparência do processo e o correto emprego dos recursos públicos”, justifica a senadora.

Damares pede parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a contratação sem licitação e sobre a decisão de contratar organização sediada na Espanha para a realização do evento climático da ONU no Brasil. Além disso, ela questiona se houve comparação de custos com empresas brasileiras. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Assista ao programa Radar Bnews da última quinta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)