Política

Rui Costa perde disputa por controle da Funasa; entenda

Lula Marques / Agência Brasil
A fundação foi recriada após o Congresso finalizar a votação da MP que estruturou os ministérios do governo Lula  |   Bnews - Divulgação Lula Marques / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/07/2023, às 13h39 - Atualizado às 13h39


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, despertou o descontentamento de integrantes do Centrão ao tentar colocar a da estrutura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Ministério das Cidades, em vez da Saúde. No entanto, o ex-governador da Bahia perdeu a queda de braço. 

A Funasa foi recriada após o Congresso finalizar a votação da MP que estruturou os ministérios do governo do presidente Lula.

De acordo com o site O Bastidor, Rui Costa disse ao presidente que os gastos da fundação seriam melhor controlados no ministério das Cidades. 

Ainda segundo a publicação, um parlamentar admitiu que o Ministério da Saúde é o sonho de qualquer partido, não apenas pelo tamanho do orçamento, mas porque tudo é emergencial. Por isso, as ações de controles prévios são menores.

A previsão é de que a Funasa tenha um orçamento de R$ 2,8 bilhões para este ano e, caso permaneça no ministério da Saúde, haverá menos entraves para que essa quantia seja liberada. 

Existe a expectativa de que Lula entregue o órgão ao Centrão no retorno do recesso parlamentar. O partido mais cotado para assumir a Funasa é o União Brasil, que deve comandar o órgão no lugar da Embratur, que tem Marcelo Freixo, e desejado pela legenda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp