Política

Rui Costa solta o verbo contra militares após assistir às imagens das câmeras de segurança

Foto: Ricardo Stuckert
Rui Costa não gostou da maneira como os militares atuaram em atos terroristas  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 15/01/2023, às 10h47 - Atualizado às 10h48   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) não poupou palavras para criticar a ação dos militares durante os atos terroristas que aconteceram no último dia 8 de janeiro, em Brasília.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (15), Rui Costa afirmou que viu imagens de câmeras de segurança internas e externas.

"Tive a oportunidade de ver muitos vídeos de câmeras internas e externas. Se algo é consenso, é que a atuação está longe de corresponder a um treinamento e a uma eficiência para qual essas forças são treinadas", afirmou Rui Costa.

Segundo o ministro-chefe, haverá abertura de inquéritos para investigar civis e também há possibilidade de investigação contra militares "se vier a ser materializado e comprovado que não agiram dentro do padrão para qual foram treinados".

"Isso não é bom para o Brasil. Eu não consigo imaginar a Casa Branca sendo invadida. O uso de todas as forças na última instância seria utilizado para impedir isso. Deveria ter sido utilizada a energia máxima para impedir o que ocorreu", iniciou Rui Costa.

"É preciso repensar, replanejar e treinar muito. Adotar modelos mais rígidos, firmes e duros de proteção das instituições para que não se repita nunca mais", completa.

Até o momento, 766 homens e 421 mulheres foram presos em Brasília, capital do Distrito Federal, acusados de participar das cenas de vandalismo. O total de prisões está em 1.187 pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp