Política

Rui revela prejuízo da Bahia com chuva e cita “perseguição do governo federal”

Vagner Souza / BNews
Enchentes na Bahia atingiram 965.643 pessoas  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 17/01/2022, às 15h51   Léo Sousa e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) revelou nesta segunda-feira (17), o prejuízo dos municípios afetados pelas enchentes na Bahia. Conforme o gestor foram um bilhão e meio de prejuízo e R$ 12 milhões de verba enviada pelo governo federal. Os números foram anunciados durante a assinatura dos convênios para construir moradias nas cidades atingidas pelas chuvas, no Parque de Exposições, em Salvador.

“Sobre ajuda do governo federal, eu não posso citar o que cada município recebeu ou não recebeu [...] O que eu sei é que muitos, a maioria diz que não recebeu nada até agora. Eu posso dizer o que o Estado recebeu. Até agora, de recurso federal, o total de recursos foram R$ 12 milhões de reais, incluindo a pasta de assistência social, incluindo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Total: 12 milhões. Nós estimamos um prejuízo de um bilhão e meio. Eu não quero polêmica com isso”, disse o governador, durante discurso.

Rui Costa ainda continuou. “Eu só quero repetir: se, dada a discriminação e a perseguição do governo federal, que nem empréstimo do Banco do Brasil tá liberando [...] Nem num banco que tem relação comercial com o estado da Bahia, eles liberam empréstimo [...] Que pelo menos liberem para os municípios consertarem os danos da chuva”.

As chuvas deixaram 30.306 desabrigados, 62.156 desalojados e 523 feridos. O total de atingidos é de 965.643 pessoas.

Já o número de mortes causadas pelas enchentes que atingiram a Bahia subiu para 27. Segundo o governo da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (17), o último óbito trata-se de um homem de 72 anos, que se afogou no assentamento São Francisco, na margem do Rio Grande, zona rural de Barra, no oeste da Bahia.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1), Belo Campo (1) e Barra (1).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags