Política

Ruisistas x Wagnistas: Zé Eduardo aponta entraves para escolha do candidato esquerdista

Montsgem BNews: Fotos: Wagner Lopes / Casa Civil, Joilson Cesar e Marcelo Camargo/Agência Brasil
A disputa entre Rui Costa e Jaques Wagner já não é novidade nos bastidores da política baiana esquerdista  |   Bnews - Divulgação Montsgem BNews: Fotos: Wagner Lopes / Casa Civil, Joilson Cesar e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 27/07/2023, às 11h07


FacebookTwitterWhatsApp

As articulações em torno do nome da base esquerdista que irá representar o grupo na corrida pelo Palácio Tomé de Souza seguem a todo vapor. No entanto, a já levantada disputa interna entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT) será decisiva para a escolha, conforme análise feita pelo apresentador Zé Eduardo, na manhã desta quinta-feira (27).

De acordo com o apresentador, o grupo esquerdista se encontra divido entre “ruisistas x wagnistas”, mas o escolhido para disputar a Prefeitura de Salvador em 2024 será o mais alinhado com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).  

 “A base de Rui tá dentro do governo Jerônimo, mas é 100% Rui... mas lá também tem o time de Wagner, que joga melhor dentro das quatro linhas sob os olhos do indígena, governador, que não é bobo, vê tudo e sabe tudo... tô dizendo isso porque tem muita gente dentro do governo Jerônimo olhando a linha 2024... dito isso, a escolha para 2024 passa por esses dois times. Não pense que Jerônimo é bobo”, afirmou.

A disputa entre Rui e Wagner já não é novidade na política baiana. Nos bastidores, o que se sabe é que Wagner apoia o nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) para a disputa pela Prefeitura de Salvador, enquanto Rui é otimista pelo nome de Zé Trindade (PSB). 

“O PT é bem diverso, bem plural. Existem várias ideias, várias opiniões. O nosso objetivo é juntar exatamente, dialogar, saber o que é que as lideranças e as forças políticas estão pensando para se chegar num ponto em comum. O PT é isso, é diversidade, pluralidade. Cria-se muitas expectativas quanto a isso, mas faz parte do Partido dos Trabalhadores esse diálogo constante”, afirmou Cema Mosil, presidnete do PT em Salvador, em conversa com o BNews

No meio da disputa está o governador Jerônimo Rodrigues, que já desabafou sobre o desafio de lidar com a disputa, supostamente alimentada pela imprensa, entre Rui Costa e Wagner. "A imprensa ficava dizendo que tinha disputa entre um e outro. E [eu] tinha que navegar na relação entre um e outro com a maturidade suficiente, sem criar mais animosidade no sentido que parte da imprensa já fazia. Então, isso não é fácil", afirmou, durante entrevista à Metrópole.

Zé Eduardo ainda destacou a capacidade de observação de Jerônimo Rodrigues diante das movimentações políticas e mandou um recado para Rui Costa. “Meu querido Rui de Brasília, não ache que de lá vai ficar jogando a vara de pescar, via André Curvelo, Diogo Medrado, Trindade, com ingerência dentro do governo Jerônimo que não vai estar. 2024 vai passar por esses dois times aí, quem estiver mais alinhado com Jerônimo passa”, alertou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp