Política

Saiba passo a passo sobre sabatina para conselheiro do TCM

BNews/Dinaldo Silva e Divulgação
Sabatina acontece nesta terça-feira (05) na AL-BA  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva e Divulgação

Publicado em 04/03/2024, às 18h58   Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

Marcada para acontecer nesta terça-feira (05), as 10h17, a sabatina dos candidatos ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) promete agitar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Em conversa com o BNews, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Maria Del Carmen (PT) afirmou que a ação será por ordem alfabética e que o deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-presidente da Casa, Marcelo Nilo (Republicanos) terão em torno de 1 hora e meia para poder falar.

Os candidatos estão disputando a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deixada pelo conselheiro Fernando Vitta, que se aponsentou em dezembro. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A eleição em plenário se dará por voto secreto e por meio de cédula. O vencedor precisa de pelo menos 32 votos favoráveis. Rangel, conta com o apoio de 38 parlamentares e Nilo possui 19 assinaturas de parlamentares.

Marcelo Nilo é apoiado majoritariamente pela oposição da Casa, enquanto Paulo Rangel conta com o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) estava previsto para disputar a cadeira, mas não conseguiu o número mínimo de assinaturas necessárias para a sua candidatura. 

Sem apoio do PCdoB 

A sabatina não contará com a presença dos membros do PCdoB, após não conseguirem emplacar seu candidato Fabrício Falcão. Em um trecho da nota, a sigla destaca que a decisão é também baseada na autonomia política do partido. Além disso, neste trecho, a legebda destaca que ainda medirá as consequências do que entendem ter sido uma "postura desrespeitosa".

"Diante de tais acontecimentos e resguardando nossa autonomia política, definimos por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências", diz parte da nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp