Política

Saiba como chegada de Cid Gomes ao PSB trava federação com PDT

Instagram / Divulgação
Os partidos negociavam a aliança visando as eleições municipais deste ano  |   Bnews - Divulgação Instagram / Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/01/2024, às 13h27


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da briga que teve com o irmão, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o senador Cid Gomes vai trocar o PDT pelo PSB. Prevista para acontecer no início de fevereiro, a mudança de partido pode ser um entrave para um acordo que vem sendo costurado pelas legendas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o jornal O Globo, o grupo do PDT ligado a Ciro vinha negociando uma federação com o PSB para a disputa das eleições municipais deste ano. A ideia era que os dois partidos apoiassem à reeleição de José Sarto (PDT), desafeto de Cid, à prefeitura de Fortaleza.

No entanto, junto com o senador, outros 43 prefeitos acompanharam o parlamentar e também vão se filiar ao PSB. Com isso, uma federação do partido com o PDT inviabilizada. Isso porque o acordo teria como principal intuito garantir o atingimento da cláusula de barreira.

Além disso, o PSB espera ganhar outros dez deputados estaduais aliados de Cid que já entraram na Justiça e esperam a permissão da justiça para deixar o PDT sem perderem os seus mandatos. A expectativa dos parlamentares é de que ele deve conseguir a autorização judicial, já que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, conseguiu a sua desfiliação para migrar para o PT.

Cid e Ciro começaram a ter as suas divergências em 2022, após divergirem sobre quem encabeçaria a chapa para as eleições para o governo do Ceará. O senador defendia a indicação da ex-governadora Izolda Cela, já o ex-ministro queria que o nome fosse o do ex-prefeito Roberto Cláudio, que acabou em terceiro lugar na disputa. No segundo turno, Cid defendeu o apoio ao atual governador Elmano de Freitas, mas Ciro não quis se atrelar ao PT.

Mesmo depois das eleições, o PT continuou sendo o principal motivo de atrito entre os dois. Em outubro do ano passado, eles quase chegaram “as vias de fato” em uma reunião do PDT, em que era debatido um apoio do partido ao governo Lula no Planalto. Ciro quer ser oposição e Cid defende ser base.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp