Política

Saiba como estão as conversas no Governo Lula para reduzir preços dos alimentos

Ricardo Stuckert / PR
Uma reunião está marcada para esta sexta-feira (24) para tratar do tema  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 24/01/2025, às 08h29 - Atualizado às 08h29   Cadastrado por Daniel Serrano



O governo federal segue buscando caminhos para diminuir o preço dos alimentos, medida tida como prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Integrantes do Palácio do Planalto tiveram uma reunião na última quinta-feira (23) para tratar do assunto e apresentaram possíveis soluções, mas as propostas ainda não estão finalizadas. Uma nova reunião com Lula está agendada para esta sexta-feira (24) discutir as medidas.

Publicamente, integrantes do governo descartam intervenções diretas, como o controle de preços ou subsídios. Uma das alternativas que vem sendo discutida para reduzir dos alimentos. Uma das medidas discutidas é o aumento de crédito agrícola e assistência técnica.

Integrantes do governo federal vem divergindo sobre o que vem causando a alta dos preços dos alimentos. Parte dos ministérios acreditam que existe uma influência do dólar e uma outra ala aponta para os considerando os impactos climáticos e a demanda externa.

O governo Lula já vem adotou algumas medidas, como incentivos à agricultura familiar, com aumento de recursos no Plano Safra e incentivo à produção de alimentos como arroz e feijão. Apesar disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que novas medidas ainda estão em fase de discussão.

"Para não ter ruído de comunicação e para ninguém ficar derivando para outras imaginações, vamos substituir a palavra intervenções por medidas. O que o presidente Lula está orientando, coordenando, é que nós possamos reunir com a sociedade, com os ministros, e colher as sugestões daquelas iniciativas que podem contribuir para maior oferta de alimentos", disse o ministro.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)