Política

Saiba como o PT pretende frear o bolsonarismo no Senado nas eleições de 2026

Reprodução
Lula sinaliza a importância de alianças estratégicas para garantir a reeleição e enfrentar a ofensiva de Jair Bolsonaro no Senado.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/02/2025, às 09h44   Cadastrado por Daniel Serrano



O PT vem se reunindo para a analisar o cenário eleitoral de 2026. Entre os pontos debatidos é a possibilidade de se aliar a outras legendas para barrar a ofensiva bolsonarista no Senado. A informação é da CNN Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria ligado o sinal de alerta com o avanço de nome próximos a Jair Bolsonaro na Casa na próxima legislatura. Em resposta, o PT pode apoiar mais candidaturas de partidos de centro do que as candidaturas do próprio partido ao Senado, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

No entanto, também existe uma preocupação com o Nordeste, onde o PT tem os quatro governadores eleitos. Em 2026, o partido deve optar ser pela composição com outras legendas. Um exemplo é o Ceará, onde petistas como o deputado federal José Guimarães (PT-CE) que poderia disputar o Senado, mas podem abrir mão para uma composição com o MDB.

Além de garantir apoio à possível reeleição de Lula, a aliança com partidos de centro pode ajudar a “neutralizar” o crescimento do PL, partido de Bolsonaro.

Em 2026, o ex-presidente deve focar no Senado, tendo como uma das justificativas viabilizar o impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Existe a possibilidade de três membros da família Bolsonaro disputarem o Senado na próxima eleição. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disputaria uma vaga pelo Distrito Federal, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tentaria por São Paulo e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disputará a reeleição no Rio de Janeiro.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp