Política

Saiba detalhes da reforma ministerial de Lula

Marcelo Camargo / Agência Brasil
A ideia é dividir as mudanças em três etapas, com a primeira delas sendo concluída até o Carnaval  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 08/02/2025, às 07h46   Cadastrado por Daniel Serrano



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem comentando com ministros e auxiliares que pretende dividir a reforma ministerial do seu governo em três etapas, com a primeira delas sendo concluída até o Carnaval. As informações são do site g1.

Até o momento, Lula mudou apenas o comando da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O baiano Sidônio Palmeira substituiu Paulo Pimenta no comando da pasta.

Uma mudança dada como certa é a saída de Márcio Macêdo da Secretaria-Geral do Planalto para dar lugar à deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Já a Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional, vem sendo cobiçado pelo Centrão. Caso essa mudança ocorra, o atual comandante da pasta Alexandre Padilha para a Saúde, no lugar de Nísia Trindade. Outro nome cotado para a Saúde é o ex-ministro Arthur Chioro.

A segunda etapa da reforma ministerial deverá ser feita nos ministérios atualmente ocupados por políticos do PT.

O Ministério do Desenvolvimento Social, comandada por Wellington Dias, pode ser liberada para o Centrão, caso a Secretaria de Relações Institucionais siga com o PT.

Dois nomes estão sendo cotados para assumir a Secretaria de Relações Institucionais: o senador Jaques Wagner (PT-BA), que abriria a vaga na liderança do Senado, e o deputado José Guimarães (PT-CE).

A terceira fase seria para Lula mexer em pastas ocupadas por partidos aliados, como o Ministério da Pesca, de André de Paula (PSD); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de Geraldo Alckmin (PSB); e o da Agricultura e Pecuária, com Carlos Fávaro (PSD). No entanto, o presidente só mexeria nessas pastas se as legendas concordarem com as mudanças.

Em meio às mudanças, Lula tem alguns ministérios considerados "imexíveis". Um deles é Rui Costa na Casa Civil. O outro, é Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp