Política

Saiba o motivo de Lula ter adiado indicação de Messias ao STF

Agência Brasil
Anúncio deve acontecer após retorno do presidente da Ásia  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Redação

por Redação

redacao@bnews.com.br

Publicado em 22/10/2025, às 09h37



O presidente Lula adiou o anúncio do novo indicado ao Supremo Tribunal Federal, que seria o advogado-geral da União, Jorge Messias, devido a uma estratégia política que envolve o senador Rodrigo Pacheco, que Lula deseja que seja candidato ao governo de Minas Gerais.

O presidente Lula (PT) frustrou quem esperava que ele fosse anunciar o advogado-geral da União, Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. Na terça-feira (21), o mandatário viajou para a Ásia e só deve informar a escolha no seu retorno, previsto para a próxima semana.  

O motivo do adiamento se deu por conta de um complexo cálculo eleitoral. Lula ainda pretende ter uma conversa pessoal e presencial  com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), antes de anunciar Messias. Isso porque o petista quer que Pacheco seja candidato ao governo de Minas Gerais, mesmo sabendo que o aliado sempre quis ser ministro do STF. 

Até a semana passada, quando Luís Roberto Barroso anunciou a aposentadoria no STF, Pacheco ainda tinha alguma esperança de se tornar ministro em algum momento no futuro. Com a manifestada preferência de Lula por Messias, essa possibilidade fica bem mais longínqua.

Isso porque uma nova vaga de ministro no STF só deve abrir no próximo mandato – situação em que, se Lula estiver reeleito, Pacheco ou estará instalado no governo mineiro e não vai deixar o cargo para ir para o Supremo, ou já terá perdido a eleição e dificilmente estará entre as prioridades do presidente para o tribunal.

A questão é que Lula não tem outra alternativa melhor do que Pacheco em Minas Gerais. E o senador, que tem pontuado sempre em primeiro ou segundo lugar nas pesquisas, foi preterido pelo chefe do PSD, Gilberto Kassab, que acaba de filiar o vice de Romeu Zema (Novo), Mateus Simões, justamente para disputar o governo do estado numa aliança à direita.

Segundo a colunista de O Globo, Malu Gaspar, se esse cenário se confirmar, Pacheco já avisou a Lula e aliados que prefere não disputar o governo.  Pacheco espera, portanto, que o presidente assuma um compromisso em viabilizar sua candidatura ao governo mineiro, para que ele possa atender ao chamado do petista.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)