Política

Saiba o que falta para José Dirceu poder disputar eleições em 2026

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A decisão do STF de retirar a pena imposta em um processo na Lava-Jato deu esperança ao ex-ministro em recuperar seus direitos políticos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/05/2024, às 09h06



O ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu pode recuperar os seus direitos políticos e poder voltar a disputar a uma eleição. A informação é da coluna de Malu Gaspar, no Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, o primeiro passo para a volta de Dirceu para a política foi a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que retirou a pena contra o ex-deputado por corrupção passiva em processo da Lava-Jato.

No entanto, Dirceu segue inelegível por se condenado pela Lei da Ficha Limpa, em outro processo que o condenou por corrupção passiva que está no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A sentença saiu em 2023 e o recurso do ex-ministro ainda não foi a julgamento.

No entanto, os advogados de Dirceu acreditam que a situação do ex-deputado “fica bem mais fácil conseguir o mesmo no STJ” após a decisão tomada pelo STF.

Além disso, outro ponto que pesa a favor de Dirceu é o fato de a relatora do recurso ter sido indicada pelo presidente Lula (PT) com o apoio do grupo Prerrogativas, conhecido pelo combate a Lava-Jato.

Ainda segundo a coluna, Dirceu tem demostrado confiança em voltar ao Congresso. Para o ex-ministro, o timing da decisão do STF o favorece e, caso não haja nenhuma nova reviravolta, ele acredita ter boas chances de poder disputar uma vaga na Câmara em 2026.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp