Política

Saiba quais são os ministros que não serão afetados pela reforma ministerial de Lula

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Mudanças na Esplanada dos Ministérios seguem a todo vapor mesmo a internação do presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil


As conversas sobre as mudanças na Esplanada dos Ministérios seguem a todo vapor mesmo a internação do presidente Lula (PT). No entanto, o petista vinha sinalizando antes de ser internado de que alguns nomes são blindados. A informação é da coluna de Carla Araújo, do UOL.

De acordo com a publicação, Ricardo Lewandowski e José Múcio, ministro da Justiça e da Defesa, respectivamente, são apontados como dois que não devem sair de suas cadeiras. Eles são considerados da "cota pessoal" de Lula, que teve fazer um trabalho de convencimento para trazer os dois para o governo.

Lula escolheu Múcio pela desconfiança com os militares, boa parte contaminada pelo bolsonarismo. O ministro da Defesa é apontado pelos colegas como um dos mais hábeis pacificadores do governo. Já Lewandowski foi escolhido para ajudar a dar uma imagem de credibilidade da Justiça e da Segurança.

No entanto, integrantes do governo apostam no cansaço de Múcio e Lewandowski para que ao menos uma dessas vagas seja aberta.

Múcio assumiu o ministério dizendo que faria um trabalho de um ano no cargo para ajustar a relação com as Forças Armadas e depois se aposentaria de vez. Porém, ele mudou de ideia e já admite que pode ficar até o fim do terceiro mandato de Lula.

Lewandowski também não demonstra interesse em deixar o cargo.  Pessoal próximas do ministro afirmam que ele tem dito que quer deixar marcas da sua passagem e na sua biografia, principalmente na segurança pública.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp