Política

Saiba qual o destino dos deputados baianos que estão de saída do União Brasil

Arquivo / Agência Brasil
Ao todo, cinco parlamentares e a ministra Daniela Carneiro podem realizar a mudança  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 13/04/2023, às 09h58


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de abrir as portas para o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho Carneiro, o Republicanos pode ser o destino de outros integrantes do União Brasil, que estão deixando o partido após desgaste com o presidente da legenda, Luciano Bivar.

De acordo com o Valor Econômico, a ideia do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, é atrair a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, esposa Waguinho Carneiro, e outros cinco deputados federais da bancada do Rio de Janeiro.

Ainda segundo a publicação, o Republicanos segue desejando seguir com a postura de independência em relação ao governo do presidente Lula manter em aberto uma eventual candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos).

No entanto, a legenda não vai exigir que Daniela deixe o ministério para se filiar ao partido e nem deve realizar indicações para que membros do partido assumam cargos no governo federal. Uma liderança do partido disse que ela permanecerá no cargo por integrar uma “conta pessoal” de Lula depois do apoio que recebeu de Waguinho na campanha presidencial do ano passado.

Apesar disso, o Republicanos avalia internamente que Lula deva tirar Daniela da pasta para não causar um atrito com o União Brasil. Isso porque, o presidente criaria um desgaste com a cúpula da sigla ao manter o grupo que saiu brigado.

Já o União Brasil está divido sobre o episódio. O grupo liderado por Bivar que a demissão de Daniela, alegando que a pasta é de algum representante do partido. Outra ala da legenda, encabeçada pelo deputado Elmar Nascimento e pelo secretário-geral, ACM Neto, discorda. Para este grupo, Daniela é da cota pessoal de Lula e não faria sentido reivindicar o cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp