Política

Saiba qual o valor de joias da faixa presidencial; Lula encomendou em 2003

Foto: Divulgação/Palácio do Alvorada
Faixa presidencial ganhou holofotes por conta de polêmica entre Bolsonaro e Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/Palácio do Alvorada

Publicado em 17/12/2022, às 12h54   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A faixa presidencial virou assunto recorrente no meio político desde a vitória do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que se recusa a fazer a tradicional cerimônia da passagem da cobiçada faixa no dia da posse do presidente eleito.

A faixa foi encomendada pelo próprio Lula em 2003, ano de sua primeira posse. Um decreto de 1972, assinado à época por Médici, determina regras relacionadas à passagem, pelo presidente antecessor, da faixa presidencial.

A faixa tem um broche de ouro 18 quilates maciço e cravejado com 21 brilhantes, além das "franjas" com 90 cordões de ouro. O broche valioso tem 27 estrelas representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

O brasão bordado com fios de ouro na parte superior da faixa é uma referência às Armas Nacionais do Brasil, um dos quatro símbolos pátrios determinados por lei.

O documento, no entanto, não o considera um ato obrigatório. A Constituição determina o comparecimento, ao Congresso Nacional, somente do presidente eleito, com o intuito de prestar o juramento de cumprir a Carta Magna, como previsto no artigo 78.

Se Bolsonaro de fato se recusar a marcar presença na posse de Lula, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) poderia "fazer as honras da casa" e entregar a faixa presidencial para o petista.

Mourão, no entanto, já declarou que não vai fazer isso. Ele chegou a defender que o atual presidente Bolsonaro entregue a faixa presidencial a Lula, o provoque "ao pé do ouvido" e se coloque como líder da oposição no mandato do petista.

Presidente da Câmara dos Deputados e terceiro na linha sucessória da presidência, Arthur Lira (PP) já se prontificou a participar da cerimônia e fazer a polêmica entrega.

A faixa foi encomendada pelo presidente eleito Lula em 2003, no seu primeiro mandato, por R$ 55 mil, o equivalente a R$ 200,8 mil no valor corrente. O processo de aquisição da faixa, no entanto, na tentativa de modernizá-la, demorou cinco anos e Lula só a usou pela primeira vez em 2008, no tradicional desfile de 7 de setembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp