Política

Saiba qual será o próximo passo do TSE após julgar Bolsonaro

Alan Santos / PR
O foco agora serão as mudanças na composição da Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR

Publicado em 01/05/2023, às 08h19   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu qual será o seu próximo passo com a conclusão de todas as fases para julgar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Metropóles, o foco agora serão as mudanças na composição da Corte e a consequente definição de ministros que vão atuar neste e nos demais casos, pelos próximos dois anos.

O ministro Ricardo Lewandowski se aposentou no início de abril e, no lugar dele, entrou Kássio Nunes Marques. Agora, em 17 e 18 de maio, terminam os mandatos dos ministros efetivos Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Como eles são da classe de juristas, terão de ser substituídos por magistrados da categoria. Horbach ainda pode ser reconduzido.

Segundo o Metrópoles, no TSE, já começou a corrida para a elaboração da lista tríplice dos possíveis nomes a serem enviados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O gabinete do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, já trabalha nesse documento.

Devido à tradição, o primeiro nome a compor a lista tríplice deve ser o da ministra substituta do TSE Maria Claudia Bucchianeri. Outros dois nomes do quinto constitucional estarão “concorrendo” com ela. Os escolhidos pelo TSE passarão pelo crivo do Supremo até chegar ao presidente Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp