Política

Saiba quando Lula deve ir para casa após cirurgia

Reprodução / TV Brasil
A cirurgia aconteceu no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Brasil

Publicado em 29/09/2023, às 18h45 - Atualizado às 18h57   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia nesta sexta-feira (29) para tratar uma artrose na região do quadril. O procedimento aconteceu no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília.

Lula chegou para internação por volta das 8h, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. De acordo com a equipe médica, o procedimento começou meio-dia e terminou às 13h13.

O ortopedista Giancarlo Polesello, chefe da equipe da operação, disse que Lula “acordou muito bem já está conversando”. O mandatário deverá usar andador até que retome o equilíbrio.

Vai usar andador por conta do equilíbrio. Geralmente um paciente submetido a uma cirurgia desse porte tem dificuldade de equilíbrio”, informou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje. 

O médico disse ainda que Lula deve retornar ao Alvorada no início da próxima semana. “A expectativa é que segunda ou terça-feira, no mais tardar, ele estará no Alvorada”, pontuou. Segundo a médica Ana Helena Germoglio, o presidente vai deixar o hospital caminhando. 

“Hoje ele já está se movendo, a recuperação tende a ser pouco tempo. Vamos sair daqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele andar no Alvorada”, afirmou.

Blefaroplastia

A equipe médica revelou ainda que Lula também foi submetido a uma blefaroplastia, cirurgia para a retirada do excesso de pálpebra. O procedimento durou das 15h às 16h, e foi realizada pela médica oftalmologista Eliana Forno.

Conforme Roberto Kalil, médico pessoal de Lula, blefaroplastia é “um procedimento médico”. “Ele tinha alterações que atrapalhavam muito o dia-a-dia do presidente. Esse procedimento é uma indicação médica mesmo, não é por estética”, disse.

Os médicos informaram que essa cirurgia foi realizada porque o presidente reagiu bem à anestesia geral, e por isso fizeram a blefaroplastia.

Artroplastia 

Lula foi submetido a uma artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese. Essa articulação lesionada é que tem causado fortes dores em Lula há pelo menos um ano.

A operação foi conduzida pelo cirurgião-chefe ortopedista especialista em quadril Giancarlo Cavalli Polesello; com acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, e Ana Helena Germoglio, infectologista e coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República.

A equipe médica informou que Lula deve ficar internado por cerca de cinco dias. Em seguida, ele passará a despachar do Palácio da Alvorada, uma vez que não quer permanecer distante do trabalho por muito tempo. Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência durante a recuperação do titular. Ao todo, Lula deve ficar quase dois meses sem viajar durante o período de convalescença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp