Política

Saiba quanto pode ser o valor do salário mínimo em 2022

Agência Brasil
Na prática, portanto, não haverá aumento real do salário mínimo, acima da inflação  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 20/12/2021, às 15h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator do Orçamento de 2022, apresentou relatório em que prevê que o valor do salário mínimo passará dos atuais R$ 1.100 para R$ 1.211,98 no próximo ano.

O reajuste repõe a inflação acumulada no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador é usado como referência para o reajuste do salário mínimo. Na prática, portanto, não haverá aumento real, acima da inflação.

Esse aumento se deve à disparada da inflação nos últimos meses. A previsão de alta do INPC, que serve de base para a correção anual do mínimo, passou de 8,4%, em agosto, para 10,18%.

O novo valor aparece em relatório apresentado nesta segunda-feira (20) pelo deputado à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara.

Mesmo sem aumento real no piso salarial brasileiro, o valor exato do salário mínimo de 2021 só será conhecido no mês que vêm, com a divulgação do INPC consolidado em 2021 pelo IBGE.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp