Política

Saiba quem deverá presidir federação entre PP e União Brasil

Marcos Oliveira/Agência Senado
Com a federação, PP e União Brasil devem atuar como uma única sigla, dividindo recursos e tempo de televisão por quatro anos.  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 20/03/2025, às 13h40 - Atualizado às 15h37   Cadastrado por Daniel Serrano



O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira vem cotado para assumir a presidência da federação entre o seu partido, o PP, e o União Brasil. A informação é da CNN Brasil.

A lei determina que, caso federados, os partidos devem atuar como uma única sigla pelos próximos quatro anos, dividindo o fundo partidário, tempo de televisão e o mesmo programa. Por outro lado, o comando seria rotativo entre os dois, com alternância a cada seis meses.

A federação ainda depende de uma resposta do União Brasil para sair do papel, que busca resolver impasses regionais. No entanto, já foi iniciada a divisão dos diretórios estaduais: nove estarão sob o comando do PP, nove do União Brasil e outros nove deverão ser distribuídos em acordo com a Executiva Nacional.

Na última terça-feira (18), o PP aprovou a federação com União Brasil e espera retorno da sigla aliada até esta sexta-feira (21). No início das negociações, o Republicanos também cogitou participar da aliança, mas acabou optando em não integrar o grupo político.

Caso se concretize, a federação entre PP e União Brasil teria a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)