Política

Saiba quem é Alexei Navalny, principal opositor de Putin que morreu na prisão

Reprodução do Twitter @ @Gerashchenko_en
Ao longo de sua detenção, Navalny fez greves de fome e teve uma deterioração acentuada de suas condições de saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução do Twitter @ @Gerashchenko_en
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 16/02/2024, às 09h56



Conhecido pelas recorrentes acusações de corrupção do governo de Vladimir Putin, o ex-advogado Alexei Navalny ganhou fama na Rússia e tornou-se o principal opositor do presidente. Ele foi encontrado morto na prisão.

Navalny estava preso em uma cadeia na remota região de Yamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas. A morte foi anunciada pelo Serviço Federal Prisional da Rússia, e até agora as causas não foram reveladas.

Segundo informações da Folha de São Paulo, ao longo de sua detenção, Navalny fez greves de fome e teve uma deterioração acentuada de suas condições de saúde, o que seus advogados creditavam aos períodos de isolamento em solitárias, má nutrição e tortura psicológica.

Nascido em Moscou, Navalny estudou Direito e iniciou sua carreira política no tradicional partido liberal Jabloko, mas acabou sendo excluído por causa de posições nacionalistas. De acordo com o G1, após a expulsão, ele se engajou na Marcha Russa e iniciou uma movimentação como blogueiro nas redes sociais, atraindo muitos seguidores e popularidade.

Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos por acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política. Ele também já havia sofrido tentativas de envenenamento, foi condenado à prisão e passou mais de 20 dias desaparecido durante uma transferência para o Ártico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp