Política

Saiba quem é Fabya Reis, pré-candidata a vice-prefeita de Salvador

Dinaldo Silva/BNews
Fabya Reis será confirmada nesta quarta-feira (4) como pré-candidata a vice-prefeita de Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 04/06/2024, às 22h41



A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, que será confirmada ao meio-dia desta quarta-feira (4) como pré-candidata a vice-prefeita de Salvador é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, onde iniciou, aos 17 anos, a vida pública no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nos governos do PT, passou pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Anteriormente, no MST, a petista atuou durante 13 anos na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.

Fabya graduou-se em administração, focando nas ações do terceiro setor; é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde também doutorou-se em Ciências Sociais, em 2012, e realizou o pós-doutorado em 2014.

O nome dela sempre esteve entre os favoritos do PT para ser a vice de Geraldo Júnior, em Salvador. Após haver especulações sobre outros nomes como o da médica Ceuci Nunes, Fabya recebeu o aval do governador Jerônimo Rodrigues para disputar as eleições ao lado do emedebista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp