Política

Saiba quem são os condenados no STF pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ao todo, a corte já condenou 12 pessoas envolvidas no episódio  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/10/2023, às 11h06


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 12 pessoas envolvidas nos atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Nos julgamentos nos plenários físico e virtual, o relator dos processos, o ministro Alexandre de Moraes, tem proposto penas que variam de três a 17 anos de prisão. Outros ministros têm votado por penas menores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Atualmente, oito casos são julgados em sessão que vai até segunda-feira (23). Outros dois esperam por uma decisão do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para serem pautados no plenário físico.

As três pessoas foram julgadas nos dias 13 e 14 de setembro. A maioria dos ministros enquadrou o trio pelos crimes de associação criminosa, golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Eles ainda foram condenados a pagar uma multa de R$ 30 milhões pelos danos morais coletivos.

O primeiro a ser punido foi Aécio Lúcio Costa Pereira, de 51 anos. Ele foi condenado a 17 anos de prisão, sendo que 15 anos e 6 meses devem ser cumpridos em regime fechado. Aécio é ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e foi preso em flagrante dentro do Congresso Nacional pela Polícia do Senado.

Em seguida, Thiago de Assis Mathar, foi condenado a 14 anos de prisão, sendo que 12 anos e seis meses em reclusão. Ele foi acusado por furar o bloqueio policial e entrar no Palácio do Planalto. O terceiro julgado foi Matheus Lima de Carvalho Lázaro, que também esteve no Congresso, foi condenado a 17 anos de prisão.

Outro condenado foi condenado Moacir José dos Santos, 52, de Foz do Iguaçu (PR), preso dentro do Palácio do Planalto durante os atos golpistas, a 17 anos de prisão. Já Davis Baek foi preso na praça dos Três Poderes com dois rojões, um projétil de gás lacrimogêneo, bala de borracha, canivetes e facas. Ele foi condenado a 12 anos.

João Lucas Vale Giffoni é outro condenado pelo STF. Ele foi condenado a 14 anos de prisão por Congresso e quebrar vidraças, espelhos, portas de vidro, móveis, lixeiras, computadores, totens informativos, obras de arte, pórticos, câmeras de circuito fechado de TV, carpetes, equipamentos de segurança e um veículo Jeep. Sua condenação foi a 14 anos de prisão.

Na última terça-feira (17), outras seis pessoas foram condenadas. Moraes propôs penas que vão de 14 a 17 anos. No entanto, parte do STF discordou da punição. Diante das divergências, as penas aplicadas ao grupo foram divulgadas nesta sexta.

Reginaldo Carlos Garcia foi preso dentro do plenário do Senado. O restante foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto, enquanto ocorriam as depredações. São eles: Édineia Paes da Silva dos Santos, Marcelo Lopes do Carmo, Jaqueline Freitas Gimenez, Claudio Augusto Felippe e Jorge Ferreira. Este último foi o único do grupo condenado a 13 anos e meio de prisão. Os demais foram condenados a 16 anos e seis meses de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp