Política

Saiba quem são os militares investigados por ações durante governo Bolsonaro

Alan Santos / PR / Divulgação
A “operação resgate" a movimentação sigilosa de alguns dos principais auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR / Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 12/08/2023, às 14h51


FacebookTwitterWhatsApp

A proporção da investigação da Polícia Federal (PF) sobre desvio de joias presenteadas ao Brasil durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou e junto com ela a lista de militares investigados.

A “operação resgate" a movimentação sigilosa de alguns dos principais auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para reaver nos Estados Unidos joias que haviam sido vendidas, apontou uma lista de militares próximos ao ex-presidente indiciados ou investigados pela suspeita de terem cometido crimes entre 2019 e 2022.

No dia 15 de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia determinado que o material fosse devolvido ao governo brasileiro.

Saiba quem os militares investigados:

General da reserva do Exército Mauro Cesar Lourena Cid 

Identificado recentemente, Lourena Cid foi colega de Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Ele é pai do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Segundo informações do Uol, a PF teria informado que o general participou das negociações das joias nos Estados Unidos e emprestou uma conta bancária no exterior para receber os valores das vendas.

Coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid

Mauro Cid está preso desde maio, sob suspeita de adulterar dados em cartões de vacinação. Um dos homens mais próximos do ex-presidente, ele é apontado como peça chave na investigação das joias.

Ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros

Ailton Barros também é investigado pela participação em um esquema de inserção de dados falsos de vacinas contra a covid-19.

Segundo-sargento do Exército Luis Marcos dos Reis 

Reis, que teve participação direta nos atos golpistas do último dia 08 de janeiro, foi antigo supervisor a Ajudância de Ordens da Presidência da República. Ele foi preso em maio na operação que investiga a fraude em cartões de vacinas.

Tenente do Exército Osmar Crivelatti

Assim como Mauro Cid, o ex-ajudante Osmar Crivelatti também era ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e também foi apontado como envolvido no esquema de venda de joias.

Almirante de Esquadra da Marinha Bento Albuquerque 

Bento Albuquerque é ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro e também é investigado por tentar retirar um conjunto de colar e brincos avaliados em mais de R$ 5 milhões, burlando a Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp