Salvador

Morre Cris Barros, presidente municipal do PSOL

Divulgação
A militante lutava contra um câncer, mas não foi divulgado se a morte está relacionada com a doença   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/11/2021, às 13h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente municipal do PSOL, Maria Cristina dos Santos Barros, mais conhecida como Cris Barros, morreu neste sábado (27), em Salvador. Além do partido, Cris integrava o Fórum Marielles, a Rede de Mulheres Negras, e o movimento 8M da Bahia. A militante lutava contra um câncer, mas não foi divulgado se a morte está relacionada com a doença. O sepultamento acontecerá na tarde de hoje, no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília, na Estrada Velha do Aeroporto. 

O vereador Hilton Coelho (PSOL) usou suas redes sociais para prestar solidariedade aos amigos e familiares. "Mulher de garra, mãe, dirigente do #PSOL50. Um exemplo. Se manteve nos espaços do partido até o final, com muita força, mesmo lutando contra um tipo muito raro de câncer. Força à família e camaradas de lutas, amigas/amigos", disse. 

Já o senador Jaques Wagner (PT) relembrou a trajetória política de Cris. "Com tristeza soube da partida de Cris Barros, presidenta do PSOL em Salvador, que dedicou sua vida à luta pelos direitos das mulheres e da população negra. Fátima e eu prestamos nossa solidariedade aos familiares, companheiros e companheiras de militância. Cris Barros, presente!".

O mandato coletivo Pretas por Salvador também lamentou o ocorrido. "É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da nossa companheira de luta - Cris Barros, mulher negra, feminista, antifascista, dirigente partidária, que lutou arduamenteme contra uma doença complexa e rara".

O partido divulgou uma nota destacando a trajetória de Cris. Disse que ela atuou com destaque no movimento de moradia quando participou da maior ocupação já feita na capital da Bahia, que envolveu mais de duas mil pessoas em um terreno de um milhão de metros quadrados na Estrada Velha. E que em apenas seis anos de PSOL atuou no movimento de moradia, em setoriais, ocupou funções administrativas e políticas.

Leia na íntegra:

É com muito pesar que a executiva nacional do PSOL vem registrar o falecimento da companheira Maria Cristina dos Santos Barros, conhecida como Cris Barros, presidenta do PSOL Municipal de Salvador-Bahia e secretária de Movimentos Sociais do PSOL estadual. Cris era uma lutadora, foi integrante do MNU, do Circulo Palmarino, dos setoriais de negros e de mulheres do partido, fundadora do Coletivo Independente, era uma das nossas principais lutadoras. 

Cris era uma amiga de todos, uma verdadeira unanimidade guerreira. Atuou com destaque no movimento de moradia quando participou da maior ocupação já feita na capital da Bahia que envolveu mais de duas mil pessoas em um terreno de um milhão  de metros quadrados na Estrada Velha. Em apenas seis anos de PSOL atuou no movimento de moradia, em setoriais, ocupou funções administrativas e políticas. Coube a Cris dirigir a campanha eleitoral vitoriosa de Salvador em 2020 onde o partido manteve a sua cadeira na Câmara Municipal. Lutou com coragem e destemor por dois anos contra uma doença tão implacável quanto rara. 

Mas, aqueles que acreditam em outros planos de energia sabem que Cris não nos deixou, foi para a ancestralidade, partiu para Aruanda, assumiu um posto avançado na luta pela emancipação do povo negro, uma outra trincheira do combate contra o racismo, onde seu legado, sua história e sua fé cumprirão o papel de nos orientar e as suas filhas que continuam sua luta.

O clarão de sua luz não apagou, apenas iluminará outros mundos, outros espaços. Conosco ficará somente a dor de não ver mais a sua “beleza pura”, o seu sorriso deslumbrante e sua fala cheia de experiência e sabedoria

Axé Cris. Nossa gratidão eterna por tê-la conhecido e ter feito o bom combate contigo.

Cris Barros presente!

Cris Barros presente!

Cris Barros presente"

Leia também:

PSOL abre mão de candidato à Presidência e sinaliza apoio a Lula

PP nacional cogita lançar João Leão para o Senado em chapa encabeçada por Neto caso Rui conclua mandato, diz coluna

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp