Política

Secretária da Saúde detalha plano para diminuir o tempo de espera na regulação

Devid Santana / BNEWS
Secretária da Saúde detalha os tipos de regulação e ações para reduzir a fila de espera na saúde da Bahia  |   Bnews - Divulgação Devid Santana / BNEWS
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 21/10/2026, às 09h37



A secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana, detalhou no programa Giro Baiana, na rádio Baiana FM (89,3FM), nesta quarta-feira (21), os dois tipos de regulação que existem na Bahia e o que o estado tem feito para diminuir a fila de espera.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
"Nós temos dois tipos de regulação. A regulação da rede de urgência e emergência, que é a regulação de pessoas que estão internadas ou em UPA. Ou estão em pronto-atendimento e precisam deitar em leito de alta complexidade. O outro tipo de regulação são pacientes que aguardam para fazer exames ou procedimentos eletivos que geralmente, na sua grande maioria, e os grandes municípios são responsáveis por essa fila também“, afirmou.

A auxiliar de Jerônimo defendeu que leitos sejam também disponibilizados pelos municípios para reduzir a fila de atendimento.

“A regulação de urgência e emergência, hoje, os leitos são disponibilizados pelo estado também poderiam ser disponibilizados pelo município. Por exemplo, a regulação para o hospital municipal de Salvador, então a gente tem hoje uma rede estruturada”, declarou.

Segundo Roberta, o grande desafio da regulação é reduzir o tempo de espera na urgência e emergência. Ela diz que o estado tem estruturado melhor a rede de emergência. A secretária defendeu a estruturação da rede de atenção básica nos municípios e o programa ‘Agora Tem Especialistas’ para ampliar a realização de exames e consultas.   

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)