Política

Secretária de Saúde da Bahia fala sobre desafios da regulação no estado: "Trabalhar na causa fundamental"

Reprodução/YouTube/Se Liga Bocão
Roberta Santana foi entrevistada no programa Se Liga Bocão desta terça-feira (11), na rádio Baiana FM  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/Se Liga Bocão
Redação BNews

por Redação BNews

[email protected]

Publicado em 11/02/2025, às 22h03



A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, esteve no programa Se Liga Bocão, na rádio Baiana FM, nesta terça-feira (11). Durante a entrevista, ela falou sobre os desafios do sistema de regulação do estado, responsável por gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, Roberta destacou que, antes da abertura de novos leitos, é fundamental que os pacientes tenham acesso ao controle de doenças na atenção primária, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que elas não se agravem. 

"A maior demanda que temos na tela da regulação, hoje, é paciente vascular e clínica médica. Vascular nada mais é do que a falta de controle de diabetes e hipertensão. Os pacientes chegam com feridas e, muitas vezes, vão para a necessidade de amputação. Então, o trabalho de prevenção precisa ser feito. Não adianta eu abrir leitos se eu, efetivamente, não der acesso à população para controlar essas doenças que são crônicas, graves e que podem ser controladas na atenção primária", destacou.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp