Política

Secretária Ivete Sacramento fala sobre evolução dos blocos afros de Salvador: "A ideia é apresentar ao mundo"

FOTO: JOILSON CESAR | BNEWS
Secretária Ivete Sacramento esteve presente em evento realizado pela Prefeitura de Salvador nesta sexta (17)  |   Bnews - Divulgação FOTO: JOILSON CESAR | BNEWS

Publicado em 17/11/2023, às 12h47   Daniel Serrano e Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (17), a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, esteve presente nos detalhes apresentados pela Prefeitura de Salvador sobre eventos importantes do Novembro Salvador Capital Afro, o Desfile Salvador Capital Afro e a Caminhada do Samba, no Espaço Cultural da Barroquinha, no centro da capital baiana.

Em entrevista ao BNews, a secretária Ivete Sacramento falou sobre o diferencial do bloco afro e suas mudanças ao decorrer do tempo. "Identidade étnica e racial, mais do que nunca o diferencial do bloco afro, você sabe que é um bloco de resistência, nasceu para a comunidade negra resistir ao racismo imposto no carnaval, todo mundo sabe a origem do bloco afro, mas a gente evoluiu, saiu da consciência para identidade e agora estamos na resistência."

"Mais do que nunca como um programa de reparação, vocês estão vendo que a secretaria municipal da reparação, ela supervisiona todas as ações voltadas para a comunidade afro, e a secult, esse movimento Salvador capital afro, conosco, estamos fazendo um resgate, uma reparação em relação aos blocos afros", concluiu a secretária municipal da reparação.

Ivete também relatou sobre o que anseia o bloco afro e disse que o objetivo é apresentar o bloco para o mundo. "O grande anseio do bloco afro é se apresentar para além do carnaval, a ideia agora é realmente apresentar ao mundo, o bloco afro como potencial econômico, social, étnico e cultural da cidade de Salvador e nós vamos fazer essa experiência, que será a primeira de várias. A ideia é cada vez mais aperfeiçoar."

A secretária convida todos os membros de blocos afros e afroxé de Salvador para o desfile que percorrerá as ruas do Centro Histórico dia 25 de novembro. "Quero conclamar a todos os membros de blocos afros e afroxé de Salvador para virem no dia 25 desfilar com tranquilidade, com a alegria de sempre e mostrar a beleza plástica e étnica para o Brasil e o mundo."

Perguntada se existe alguma parceria com outra pasta para promover a cultura negra de Salvador, ela diz que "a SEMUR (Secretaria Municipal da Reparação) trabalha na transversalidade", e conclui falando que as ações são frutos de políticas públicas.

"Essa ação já é fruto de um trabalho de política pública que agora está na execução. (...) A SEMUR a gente executa o estatuto da igualdade racial na cidade de Salvador." Ivete Sacramento conclui dizendo que "todas as secretarias e órgãos têm ações de combate ao racismo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp