Entretenimento

Blocos Afro e afoxés desfilam no Centro Histórico com encontro de trios; confira programação

Joilson César / BNews
O Desfile Salvador Capital Afro pretende dar protagonismo às entidades e grupos que reforçam a expressão cultural e social da população negra da cidade  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 17/11/2023, às 11h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um desfile de blocos afros e de afoxé vai percorrer as ruas do Centro Histórico no dia 25/11 (sábado). O Desfile Salvador Capital Afro pretende dar protagonismo às entidades e grupos que reforçam a expressão cultural e social da população negra da cidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os cortejos acontecem das 14h às 22h, com saídas do Pelourinho e da Avenida Sete de Setembro (altura da Casa de Itália) e contam com os blocos Olodum, Ilê Ayiê, Malê Debalê, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, A Mulherada, Didá, Bloco da Capoeira e Araketu.

Os desfiles serão realizados com as bandas percussivas no chão, sem cordas, e com trios elétricos ou pranchões.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, destacou a importância da iniciativa inédita, que faz parte da Programação do Novembro Salvador Capital Afro, em celebração ao mês da Consciência Negra na cidade mais negra fora de África. “Nos 50 anos dos blocos afros a cidade irá receber um evento para entrar no seu calendário, um desfile completo com protagonismo total das entidades, com um lindo e inédito encontro dos afros e afoxés na Castro Alves.”, destacou.

Do Pelourinho sairão cortejo de 100 baianas juntamente com os Filhos de Gandhy, A Mulherada, Filhas de Gandhy, Didá e Olodum. Já a Avenida Sete, será o ponto de partida para os desfiles do Cortejo Afro, Bloco da Capoeira, Araketu, Malê de Balê, Ilê Aiyê e Muzenza.

Como acontece no Carnaval, o tradicional encontro de trios na Praça Castro Alves promete abrilhantar e ser o ponto alto do evento. Por volta das 15h30, está previsto o primeiro encontro, com os Filhos de Gandhy e o Cortejo Afro. Em seguida, os blocos Didá e Malê Debalê também farão a festa conjuntamente na Praça Castro Alves. Em seguida, o local será palco do histórico momento em que Olodum, Ilê Aiyê e Muzenza encerrarão os festejos.

O diretor do Bloco Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, parabenizou a iniciativa da prefeitura e o protagonismo dado aos blocos afro nas ações do mês de novembro.

“O Desfile Salvador Capital Afro é uma vitória muito grande para toda a comunidade negra da nossa cidade. Nós, que rodamos o mundo já vimos diversos eventos para o povo preto serem realizados. Agora, Salvador está mostrando a sua cara preta”, comemorou o líder do bloco afro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp