Cultura

Fernando Guerreiro destaca programação do verão em Salvador: “Melhor de todos os tempos”

Joilson César/BNews
O presidente da Fundação Gregório de Matos falou da programação em coletiva de imprensa  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 17/11/2023, às 10h53   Bernardo Rego e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, conversou com a imprensa nesta sexta-feira (17),  durante o lançamento do Novembro Salvador Capital Afro – o Desfile Salvador Capital Afro e a Caminhada do Samba, que aconteceu no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro Histórico de Salvador. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 


Guerreiro ressaltou a importância do novembro negro para a capital baiana como um evento que marca o calendário. “A Prefeitura Municipal de Salvador colocou a marca definitivamente no Novembro Negro e a cidade tem muito a ganhar com isso porque a gente está criando, calendarizando algo que é muito importante para a cidade, para o Estado, para o país. E até agora o resultado tem sido muito positivo, eu não posso deixar de destacar o Muncab, que já está batendo todos os recordes de visitação, com a exposição do efeito de couro, esse final de semana entre o Afropunk”, ressaltou. 


“Espero que novos grupos se agreguem, que principalmente essa caminhada que vai ser inédita, que ela possa até se desmembrar para o Carnaval, se desmembrar para outros momentos da cidade, porque é uma coisa que vem sendo discutida há muito tempo”, acrescentou.


O produtor cultural aproveitou a oportunidade para falar sobre o número de visitações ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) e sobre as atividades culturais que irão acontecer até o carnaval. “Eu acho que já tá perto de 40 mil pessoas e está um sucesso estrondoso”, celebrou Guerreiro. Sobre os eventos, ele destacou o festival Boca de Brasa e disse acreditar que esse verão será o melhor de todos os tempos. Guerreiro também frisou que vai ter uma homenagem a Moraes Moreira com um monumento que deve acontecer logo após o carnaval. 


O desfile de blocos afros e de afoxé percorrerá ruas do Centro Histórico no dia 25 de novembro, assim como acontece no Carnaval. A iniciativa inédita da Prefeitura pretende dar protagonismo às entidades e grupos que reforçam a expressão cultural e social da população negra da cidade.


Já a Caminhada do Samba chega à 16ª edição com concentração do público, tradicionalmente de branco, partindo do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp