Política

Secretário da saúde é exonerado pelo governo federal; saiba motivo

Divulgação / GovBr
Exoneração do secretário da saúde aconteceu após denúncia sobre hospitais federais do Rio  |   Bnews - Divulgação Divulgação / GovBr
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/03/2024, às 06h41


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal decidiu por exonerar o secretário de secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Essa decisão foi publicada por meio de uma portaria na madrugada dessa terça-feira (19). Essa exoneração foi uma decisão do governo Lula (PT), após o secretário ter sido citado em uma reportagem de um famoso programa da televisão brasileira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na ocasião, o conteúdo exposto no programa apresentou uma precariedade noa atendimento nos hospitais federais do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, denunciou também um suposto envolvimento de Helvécio Júnior com um esquema de "apadrinhamento político". Tudo isso ligado a denúncias sobre uma suposta ineficiência, negligência e corrupção.

A situação não para por ai. Ainda de acordo com a reportagem, uma empresária participou de uma reunião com um hospital no RJ. Esse encontro teria sido realizado mediante um pedido do secretário exonerado com o intuito e realizar alguns estudos. Esse levantamento tinha o intuito de entender o estado de conservação da instituição. Vale lembrar que a empresária não possuia cargo público.

Helvécio Júnior não foi o único a ser exonerado da pasta. Além dele, o governo federal também exonerou o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Telles. Ainda não é sabido quem serão os seus respectivos substitutos.

HELVÉCIO JÚNIOR

Helvécio Miranda Magalhães Júnior tem formação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em Minas Gerais, inclusive, Helvécio Júnior foi responsável pelas secretarias de Saúde e de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte e pela pasta de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Além desses cargos, o secretário exonerado também já presidiu o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e compôs a equipe da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde entre 2011 e 2014. Seu último cargo público foi ser o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde do governo Lula.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp