Política

Secretário de Mobilidade ressalta "nova rede de transporte" de Salvador

Débora Marques / BNews
Segundo secretário, o BRS "busca dar eficiência ao transporte público coletivo"  |   Bnews - Divulgação Débora Marques / BNews


O Secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, destacou a implantação do BRS em Salvador e afirmou que a nova rede de transporte da capital "busca dar eficiência ao transporte público coletivo". A fala de Fabrizzio foi durante o ato simbólico de entrega da Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, após obras de revitalização realizadas pela prefeitura de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

"O BRS vai ser uma linha de ônibus que tem parte em vias segregadas, que vão utilizar o BRT, e partes das vias escondidas em vias prioritárias ou exclusivas até o aeroporto. Então,  consiste em uma nova rede de transporte, uma nova rede de transporte que busca dar eficiência ao transporte público coletivo. Muita coisa tem sido falada, de linhas, de redução, de fusão, a gente não fala de linha. A gente fala de sistema. Tem que ter um sistema realmente integrado e eficiente para que a gente possa ter mais qualidade no transporte, mais conforto no transporte. Então, a gente busca, incansavelmente, trazer um conceito moderno, um conceito atual para a cidade, para que as pessoas tenham um transporte público, efetivamente, de qualidade e, efetivamente, bem servido. Então, aqui vai passar a primeira linha, ainda esse ano, passa a primeira linha até o aeroporto. Todo processo simulação, através de softwares específicos, foram feitos, justamente para que a gente tenha  prioridade de transporte público e não tenha comprometimento com o trânsito. Então, tudo isso está sendo estudado, nada é feito aleatório", afirmou o secretário. 

Fabrizzio Müller também comentou sobre a construção de ciclovias na cidade.

"Aqui a gente tem no canteiro central uma bela ciclovia. Também a gente acaba lendo algumas besteiras que algumas pessoas falam que, exatamente, uma conexão que está prevista no plano cicloviário, essa conexão aqui, da Garibaldi, da Vasco da Gama, até a orla, permitindo segurança ao ciclista. Novas árvores foram plantadas pela SECIS. Vai ser uma ciclovia, inclusive, bastante sombreada, dando mais conforto ao usuário. Salvador tem desafios enormes em razão da sua topografia. Salvador tem as principais vias em vales, você, às vezes, não tem os espaços necessários para a implantação de sistema cicloviário dos tamanhos que se deseja, mas é importante que a gente tenha feito, como esse aqui. Eu já vi muitos ciclistas, cheguei cedo, estava estacionado ali, e estava observando ciclistas passando, e ciclistas passando com total tranquilidade, com as árvores e os postes no meio", ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp