Política

Seis horas após liberação, Bolsonaro faz novo corte em universidades; entenda

Carolina Antunes/PR
Ainda não há um levantamento sobre o valor exato do novo corte nas universidades  |   Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 02/12/2022, às 09h14   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Reitores ficaram surpresos com o novo bloqueio de recursos das unidades federais feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), seis horas após liberação. Segundo o Estadão, ainda não há um levantamento sobre o valor exato do novo corte.

Na última quinta-feira (28), Bolsonaro teria aproveitado o jogo do Brasil para fazer um bloqueio no Ministério da Educação (MEC). A denúncia foi feita pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que divulgaram em suas redes sociais uma imagem de comunicado do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), do Tesouro Nacional. 

Após críticas, o Governo voltou atrás e liberou a verba, às 11 horas da última quinta-feira (01), mas seis horas depois fez um novo corte prejudicando universidades e institutos federais.

Em mensagem ao qual o Estadão teve acesso, o presidente da associação que reúne reitores das federais (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, que é reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recomendou às instituições "não cancelar nenhum empenho". "Como nada tem sido fácil para os gestores de universidades ultimamente, temos agora um novo momento crítico", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp