Política

Rosa Weber libera pauta polêmica do orçamento secreto no STF

Carlos Moura / SCO / STF
Rosa Weber libera pauta que questiona constitucionalidade do orçamento secreto  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura / SCO / STF

Publicado em 02/12/2022, às 09h01   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, liberou para a pauta do plenário uma ação que envolve o orçamento secreto e a sua constitucionalidade.

O processo deve ser julgado em três sessões na Corte, ainda este ano. A decisão de Rosa Weber aconteceu no ‘apagar das luzes’, na noite desta quinta-feira (1º). 

O julgamento vai começar pelo voto da presidente do STF, que é a relatora. Em novembro do ano passado, ela chegou a suspender o orçamento secreto.

No entanto, o caminho para questionar a constitucionalidade do mecanismo não deve ser tão simples. A expectativa é que Nunes Marques e André Mendonça, ministros que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), peçam vista.

Rosa Weber deve divulgar a pauta para a próxima quarta-feira (7). Na sexta seguinte (9), a ministra inclui os processos das últimas duas sessões do ano, dos dias 14 e 15. As informações foram reveladas pela colunista Carolina Brígido, do portal Uol, divulgadas nesta sexta-feira (2).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp