Política

Sem acordo entre bancadas, votação do reajuste do Judiciário é adiada na Alba; saiba motivo

BNews
Votação do reajuste do Judiciário está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (9)  |   Bnews - Divulgação BNews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 08/08/2023, às 16h51


FacebookTwitterWhatsApp

As bancadas do governo e da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) não entraram em um acordo para votar nesta terça-feira (8) a proposta de reajuste dos salários para os trabalhadores do Poder Judiciário. A apreciação dos projetos de lei, que prevê um aumento salarial de 4% para os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), deve ficar para esta quarta (9).


Nos bastidores, a bancada do governo avalia com cautela, junto à Casa Civil do governo do estado — liderada pelo secretário Afonso Florence (PT) — a possibilidade de mudanças no projeto de lei. A gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) não se opõe aos 4% de reajuste salarial proposto, igualando os aumentos dados aos servidores do Executivo e do Legislativo, mas teme outros pontos das propostas, que devem gerar custos adicionais.


No caso do projeto de lei do TJ-BA, além do reajuste de 4%, há a previsão da criação de uma gratificação no valor fixo de R$ 1.462,48. Já a proposta de aumento para servidores do MP-BA sinaliza para a extinção de 22 cargos de motoristas e sua substituição por 22 assistentes técnicos administrativos.


Na avaliação dos governistas na Alba, esses pontos são excessivos e podem prejudicar as finanças do estado. Por isso, foi solicitado um posicionamento da Casa Civil de Jerônimo, antes de dar seguimento às discussões no legislativo estadual.


Um deputado de oposição procurado pelo BNews revelou, sob sigilo, que compreende a preocupação do governo e, por esse motivo, não foi colocado nenhum tipo de dificuldade ao adiamento das discussões.


A expectativa dos líderes das bancadas — Rosemberg Pinto (PT), pelo governo, e Alan Sanches (União Brasil), pela oposição — é que a Casa Civil dê a resposta até o início da tarde desta quarta, para possibilitar a votação na próxima sessão, marcada para 15h do mesmo dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp