Política

Sem consenso, Câmara retoma debate sobre comando de comissões nesta terça-feira (18)

Agência Brasil
Líderes partidários vão discutir indicações para colegiados; expectativa é que instalação ocorra na quarta-feira (19)  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 18/03/2025, às 08h00   Rebeca Santos



A Câmara dos Deputados está retomando as discussões sobre a definição dos comandos das comissões temáticas, após semanas de impasses.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou uma reunião com líderes partidários para tentar finalizar o acordo sobre as presidências dos colegiados. A reunião está marcada para as 14h desta terça-feira (18).

Na última quinta-feira (13), os líderes partidários já haviam se reunido para tentar fechar os últimos detalhes sobre as indicações, mas não chegaram a um consenso.

A Câmara possui 30 comissões, e entre os principais pontos de divergência estão a relatoria do Orçamento de 2026 e a presidência das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Caso o acordo seja concluído nesta terça-feira, a expectativa é que as comissões sejam instaladas ao longo da quarta-feira (19). A indicação dos presidentes das comissões segue a regra da proporcionalidade, o que significa que os maiores partidos têm prioridade na indicação de nomes.

A definição final depende de acordos entre os líderes partidários. Após as indicações, a escolha dos presidentes é confirmada por meio de uma eleição simbólica nas comissões.

Esse processo é fundamental para o funcionamento da Câmara, pois as comissões temáticas são responsáveis pela análise e discussão de propostas legislativas antes que elas sejam votadas em plenário.

A definição dos cargos de presidência e relatoria é, portanto, um passo importante para a organização dos trabalhos legislativos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)