Política

'Sempre defendi e defenderei a Constituição', diz Zanin em sabatina no Senado

Reprodução / TV Senado
O advogado Cristiano Zanin se apresentou, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Senado

Publicado em 21/06/2023, às 15h52 - Atualizado às 15h55   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin, se apresentou, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para ser sabatinado. 

Aos parlamentares, Zanin reafirmou que sua atuação é e será pautada em respeito aos preceitos da Constituição brasileira. 

“Sempre defendi e defenderei o cumprimento da Constituição das Repúblicas e das leis. Primo pelo mais profundo respeito ao espaço constitucional, individual ou coletivo a fim de sempre zelar pela independência e harmonia entre os Poderes da República”, afirmou Zanin durante sua fala inicial.

Após mais um bloco de perguntas e apontamentos feitos pelos parlamentares, o advogado Cristiano Zanin também comentou sobre o marco temporal de terras indígenas, julgamento que está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo ele, é preciso “conciliar valores e garantias previstos na Constituição para a solução desse caso” e que o diálogo institucional entre os Três Poderes pode ser a forma de atender aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

“Penso que nenhuma atuação daqueles que estão dentro do sistema de Justiça deve ter por objetivo inviabilizar atividade econômica. Dentro do possível, deve-se buscar sempre uma solução que possa atender a todas as necessidades, os direitos que estão sendo discutidos”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp