Política

Senado aprova cota de tela para filmes nacionais nos cinemas até 2033

Foto de Krists Luhaers na Unsplash
Medida visa garantir a presença de produções brasileiras nos cinemas de todo o país  |   Bnews - Divulgação Foto de Krists Luhaers na Unsplash

Publicado em 20/12/2023, às 17h24   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (19), a prorrogação da cota de tela, medida que estabelece a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais por empresas cinematográficas. A decisão estende a vigência da norma até 31 de dezembro de 2033. A informação é do jornal Folha de São Paulo. 
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Para estar em conformidade com as novas regras, que serão fiscalizadas pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), as empresas devem garantir a exibição proporcional ao longo do ano em suas salas, considerando aspectos como a diversidade dos títulos e a manutenção de um número mínimo de sessões. O descumprimento das normas sujeitará as empresas a multas e outras sanções.

Com autoria do deputado Marcelo Calero (PSD-RJ), o texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em outubro deste ano. Agora, segue para a sanção do presidente Lula. 

O último modelo de cota em vigor no país, estabelecido por medida provisória em 2001, teve sua regulamentação anual por meio de decreto presidencial expirada em 5 de setembro de 2021, sem que uma substituição tenha sido implementada desde então.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp