Política

Senado dificulta acesso ao prédio após invasão durante atos golpistas

Agência Brasil
A medida não vale apenas senadores e deputados federais  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 03/02/2023, às 20h21   Cadastrado por Daniel Serrano



O Senado Federal estabeleceu um novo para que quem quiser ter acesso ao prédio do órgão. A decisão foi tomada depois da invasão ocorrida durante os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, apenas senadores e deputados federais poderão ter acesso ao prédio sem passar por detectores de metal. Antes, a medida valia também para servidores, funcionários, terceirizados e jornalistas credenciados. Agora, exceção feita aos parlamentares, todos vão precisar passar por pórticos de raio-X.

As mudanças de acesso ao prédio já eram discutidas pelo Senado depois que duas pessoas tentaram explodir uma bomba em Brasília. Dias antes, eles haviam participado de uma audiência pública promovida pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

O plano foi descoberto no dia 24 de dezembro. Em seguida, o Senado decidiu restringir o acesso de visitantes e ampliar o uso do raio-X. Porém, a medida só foi aplicada até a posse presidencial, realizada no dia 1º de janeiro. Os atos golpistas do dia 8 de janeiro fizeram com que a Casa precisasse retomar a medida.

A decisão foi assinada pelo ex-primeiro-secretário da Casa, senador Irajá (PSD-TO). No entanto, ela também passou pela direção-geral do Senado e pelos membros da mesa diretora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp