Política

Senadores avaliam atrasar sabatina de indicado de Lula ao STF; entenda

Ricardo Stuckert/PT
O objetivo dos parlamentares é deixar a sabatina aconteça apenas em outubro  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 20/04/2023, às 09h38


FacebookTwitterWhatsApp

Antes mesmo do anuncio, alguns senadores estão ameaçando atrasar a sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles, o objetivo dos parlamentares visa a indicação do advogado Cristiano Zanin, encarado como favorito para a vaga. O jurista atuou na defesa de Lula nas ações da Lava Jato e na campanha das eleições do ano passado.

Ainda segundo a publicação, se o presidente indicar Zanin, senadores de partidos como MDB União Brasil já teriam avisado aos líderes do governo e à cúpula do PT que devem deixar a sabatina do advogado para depois de outubro, quando Lula terá que indicar um segundo nome para o STF, só que para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentará compulsoriamente por completar 75 anos.

O objetivo dos parlamentares com a demora na sabatinar Zanin é tentar influenciar na escolha de Lula para a vaga que será deixada por Rosa Weber.

Atualmente, Lula conta com o direito de indicar o sucessor de Lewandowski, que se aposentou no dia 11 deste mês. No entanto, o presidente vem dizendo publicamente que não pressa para anunciar o seu nome para a Corte.

O colunista afirma ainda que Lula só deve anunciar o nome para o STF depois de retornar da viagem que fará a Portugal e Espanha. O presidente embarca nesta quinta-feira (20) e voltará na próxima semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp