Política

Senadores dos EUA pressionam por extradição de Jair Bolsonaro

Alan Santos/PR
Resolução assinada por senadores expressa solidariedade à democracia no Brasil  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 04/02/2023, às 18h14 - Atualizado às 18h16   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil pode ser acelerado. Senadores dos Estados Unidos (EUA) pediram que os pedidos de extradição de ex-altos funcionários brasileiros sejam respondidos com mais brevidade.

Isso aconteceu após nove senadores do Partido Democrata assinarem uma resolução em que condenam o ataque de bolsonaristas extremistas e golpistas a Brasília, registrados no último dia 8 de janeiro. O documento, segundo o G1, também relaciona o ataque com o ex-presidente.

"Antes das eleições gerais do Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro repetidamente fez acusações falsas e infundadas questionando a transparência e a integridade do processo eleitoral do país, atacou publicamente a imparcialidade do Supremo Tribunal Federal (...) e encorajou seus partidários a ampliar essas reivindicações infundadas", relatam os senadores.

A resolução "condena o violento cerco conduzido por apoiadores do ex-presidente brasileiro (...) alimentado, em parte, por desinformação espalhada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao longo de vários meses".

Segundo a resolução, os ataques no Brasil demonstram " as consequências danosas de funcionários públicos espalharem deliberadamente desinformação eleitoral e desrespeito ao estado de direito".

O documento é assinado por Robert Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e também pelos senadores Bernie Sanders, Tim Kaine, Dick Durbin, Ben Cardin, Chris Murphy, Jeanne Shaheen, Jeef Merkley e Chris Van Hollen.

Bolsonaro viajou para a Flórida logo após o resultado das eleições presidenciais, no qual ele saiu derrotado pelo petista, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp