Política
por Rebeca Santos
Publicado em 31/03/2026, às 07h27
Uma série de humilhações que virou caso de polícia e depois foi parar na Justiça do Trabalho veio à tona após o vazamento de áudios atribuídos a um alto funcionário do governo federal.
“Você é um analfabeto, sim. Você não conhece a lei. Você é burro pra caralho.”
As palavras, carregadas de desprezo, não saíram de uma discussão de rua, mas do celular de Diogo da Fonseca Tabalipa (foto em destaque), atual subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação do Ministério dos Transportes. O alvo das ofensas foi um caseiro que trabalhava na chácara do servidor público, em Planaltina.
Os áudios vazados, enviados por WhatsApp com visualização única, mostram um verdadeiro “rosário de humilhações” feitas por Diogo Tabalipa contra o trabalhador rural.
Nas gravações, o servidor público usa sua posição de superioridade e financeira para intimidar o ex-empregado, que admite ter dificuldades para ler e escrever.
Em uma sequência de ataques, o subsecretário não economizou em palavras degradantes e ameaças de prejudicar o trabalhador financeiramente.
“Você mesmo falou que não sabe ler e escrever, tá querendo discutir comigo, idiota? Você não tem direito a nada, você tem direito a se foder, tá bom?”.
Tabalipa ainda ameaçou bloquear as contas bancárias do caseiro e da esposa dele.
“Eu vou bloquear a sua conta, todo o dinheiro que cair na sua conta e na conta da sua mulher… Eu quero ver o que você vai fazer”.
Em outro trecho, ele usa o conhecimento jurídico como forma de humilhar o trabalhador.
“Como não sabe ler, não sabe o que assinou”, provocou o servidor.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato